Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira (Moimenta da Beira)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Moimenta da Beira

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura existem ecossistemas terrestres com uma variedade de animais com características próprias, uns cobertos de pelo, outros com penas, também temos aves e insetos. Surgem exemplos de animais marinhos e outros que vivem dentro e fora de água. A flora também está presente.
A mãe natureza que nos dá sinais de aviso pelo perigo que estes seres vivos correm se não lhes dermos espaço para viverem entre nós.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem é a continuação ou complemento da pintura do ano passado, que reforça a ideia, mais alargada, e com uma enorme variedade de ecossistemas que a compõem.

O trabalho foi planeamento no início do programa deste ano letivo e foi apresentado aos intervenientes e ao município. Foi escolhido o local da pintura, como não havia muitos disponíveis, resolvemos continuar “sobre” a pintura do ano passado, (requalificando-a e reforçando a sua importância). O projeto coube a cada aluno do grupo dos envolvidos escolher um ser vivo representativo de um ecossistema, que depois de selecionados, foram tratados numa composição estética. Foi calendarizado o processo de pintura que encontrou um grande contratempo, (obras municipais no local da pintura) e que atrasou o mesmo. Nas duas últimas semanas foi possível realizar o trabalho.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos (com idades entre os 15 e 18 anos), são sensivelmente os mesmos mais alguns novos alunos que entraram este ano para a nossa escola. Temos um total de 15 alunos que se dedicam aos trabalhos mais criativos do programa Eco-Escolas, sem nunca esquecer os restantes que até tiveram aparições ocasionais neste projeto. Aos alunos, sempre que surge um tempo livre é-lhes proposto trabalhar nos projetos da escola e principalmente do Eco-Escolas e dessa forma vamos mantendo todos os programas em desenvolvimento.