Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Todos os colaboradores para orientarem os alunos que executaram este Mural com Vida (Alunos do 5ºH da EBVV), foram docentes de Educação Visual da Escola. Os materiais utilizados já existiam na Escola de projetos anteriores, em suma realizou-se um aproveitamento de tintas e outros produtos que caso contrário se iriam desperdiçar.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:

Qual a razão da escolha desta imagem?
O Charco Pedagógico, com poucos anos de existência na Escola, representa para os alunos (e para os professores), uma "ferramenta" excecional para o Ensino das Ciências Naturais e Ciências Físico Químicas, pois todos os anos realizam trabalhos de monitorização e claro escutam as vocalizações das rãs , das aves que aparecem para beber, etc Em suma, o Charco Pedagógico da EBVV, é um Ecossistema muito apreciado na Escola pelos alunos e professores.

Na aula de educação visual, os alunos responsabilizaram-se por planear e desenhar os elementos vegetais e fauna existente no charco pedagógico, numa folha de papel cavalinho A3. Seguidamente e depois de fazerem a seleção dos materiais e cores a utilizar pintaram os desenhos em tons de azul para o fundo, verde para a vegetação e castanhos para vedação e alguns animais.
Passou-se para o trabalho no exterior e depois de efetuarem a mistura de tintas, para chegarem ao tom desejado, começaram por pintar o fundo de azul, a vegetação de vários tons de verde e para a vedação do charco e alguns animais usaram tons de castanho. Finalmente, foi desenhado e pintado a fauna existente no charco pedagógico (sapo, barqueiro, tritão, alfaiate, salamandra, imperador-azul) nas suas cores naturais, com a monitorização da professora de educação tecnológica. O trabalho foi realizado com empenho e dedicação pelos dos alunos que revelaram entusiasmo na sua execução.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participam nesta atividade alunos da turma 5º H, alunos com uma média de idades de 10 anos.
Aos alunos do 5ºH foi lançado o desafio de realizarem a pintura de um mural no interior da escola, com o propósito de sensibilizar a população escolar para a preservação da natureza e o equilíbrio dos ecossistemas, com base na existência de um charco pedagógico na escola. A partir daqui todo o trabalho se desenrolou na sala de Educação Visual, numa primeira fase, a de planeamento e numa segunda fase, no exterior da Escola, num dos vários muros da Escola . Como já foi dito,
na aula de educação visual, os alunos responsabilizaram-se por planear e desenhar os elementos vegetais e fauna existente no charco pedagógico, numa folha de papel cavalinho A3. Seguidamente e depois de fazerem a seleção dos materiais e cores a utilizar pintaram os desenhos em tons de azul para o fundo, verde para a vegetação e castanhos para vedação e alguns animais.
Finalmente passou-se para o trabalho no exterior e depois de efetuarem a mistura de tintas, para chegarem ao tom desejado, começaram por pintar o fundo de azul, a vegetação de vários tons de verde e para a vedação do charco e alguns animais usaram tons de castanho.