Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Chãos (Torres Vedras)

Fotografias do processo/pintura:

Os alunos e uma Encarregada de Educação desenharam a imagem no muro.

Totalidade da pintura:

Pintura finalizada.

Fotografias de detalhes:

Após a imagem estar desenhada, os alunos começaram a pintar.

Parceiros:
A Junta de freguesia cuidou da parede que escolhemos para a pintura, retirou a cal e pintou-a de branco. O Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, forneceu-nos as tintas para podermos pintar o desenho.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido foi o mar. Como a nossa escola situa-se perto do mar, procurámos colocar espécies existentes na nossa costa, tais como polvos, sardinhas, robalos, salmonetes, ...

Qual a razão da escolha desta imagem?
Nas aulas de Educação para a Sustentabilidade, foram visualizadas várias apresentações/vídeos para que os alunos compreendessem a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas. Falámos ainda sobre as várias espécies marinhas existentes na nossa costa e também as causas de alguns animais estarem em vias de extinção e o que podemos fazer para protegê-los.
Depois de termos elucidado os alunos para estas problemáticas, explicámos os objetivos da atividade.
Seguidamente, foi entregue a cada aluno uma folha onde desenharam um ecossistema à sua escolha. Quase todos escolheram o mar com os animais marinhos que existem na nossa costa. Então ficou decidido que o ecossistema seria o mar.

Os alunos mostraram as suas ilustrações, expuseram as suas ideias e foram escolhidas várias imagens de diversos desenhos.
Em seguida, foi feito o desenho final com as imagens escolhidas dos diversos trabalhos individuais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Esta atividade foi desenvolvida pelos alunos de 3.º e 4.º ano na fase inicial (escolheram e desenharam a imagem do ecossistema), tivemos a ajuda de uma encarregada de educação que nos ajudou a desenhar na parede a imagem escolhida. Na parte da pintura participaram todos os anos de escolaridade.