Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI do Monte (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro finalizado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Tintas CIN, Barbot, município de Vila Nova de Gaia

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As joaninhas diminuem as populações de outros insetos, como os pulgões, é valiosa para o ecossistema, ajudando a controlar a destruição de plantas importantes para outros organismos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem prendeu-se com a necessidade de chamar a atenção dos alunos e comunidade escolar para a necessidade de preservação do meio ambiente, em particular das abelhas e das joaninhas pela extrema importância que têm no equilíbrio ambiental e pelo facto das abelhas estarem em extinção.

O muro foi inicialmente pintado de branco pela Associação de Pais, servindo como base da. Articulou-se com os docentes da AEC que elaboraram o projeto através de desenhos, com os alunos inscritos nas mesmas.
De seguida, desenharam-se os elementos no muro e as crianças do pré-escolar e das turmas do 1º ciclo realizaram as pinturas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Estiveram envolvidas as 4 turmas da escola. As crianças e alunos têm entre 3 e 10 anos. Todos participaram pintando os elementos desenhados no muro com bastante entusiasmo.