Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Aqui vemos o trabalho final. Nem todas as participantes estavam disponíveis nesta hora, mas estavam bem representadas

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal do Funchal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Flora e fauna

Qual a razão da escolha desta imagem?
A projeção dos enfermeiros foi escolhida por estarmos numa Escola Superior de Enfermagem; a utilização das máscaras recorda a superação da covid-19, que foi muito marcante para estes estudantes;
A mancha azul é como um salpico de água a relembrar a ilha, que abraça a diversidade da flora e fauna, pensando num futuro mais sustentável, sugerindo a proteção do meio ambiente, o que ajudará também a prevenir cenários como o que foi vivido em 2020;
De salientar também a touca e a cruz identificativa da enfermagem nos cartoons, pois é o símbolo como são conhecidos e identificados os enfermeiros na linguagem gestual, apelando assim à inclusão.

Foi o segundo ano em que a Cluny participou no Muros com Vida. Lançado o desafio no ano letivo anterior, os estudantes ficaram muito entusiasmados com a possibilidade de poderem deixar a marca da sua turma num dos espaços exteriores da Escola. Assim, houve a apresentação da maquete feita pelos estudantes, num trabalho conjunto de organização para as diferentes fases: a projeção e as pinturas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os estudantes tem entre 18 e 20 anos. Foi feita uma sessão de apresentação do Eco-Cluny e do projeto Eco-Escolas, para a maioria já conhecido. Os estudantes manifestaram interesse de participação, quer no Conselho Eco-Escolas, quer no Muros com Vida e, assim, desencadeou-se todo o processo.