Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final do muro geminado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares (preparação do muro, aquisição de tintas e pincéis)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre: sobreiros, pinheiros cerejeiras, medronheiros, oliveiras, flores campestres (papoilas, malmequeres, rosmaninho, urze, fetos, borragem), cogumelos, abelhas, borboletas, cabras e cabritos, coelhos, aranhas, ouriços cacheiros, cobras, mochos, corvos, melros, corujas, andorinhas...

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi pintada com pormenores de vários trabalhos de Expressão Plástica (desenhos) produzidos pelos alunos, tendo como tema “A Biodiversidade da tua região”.

Em trabalho de grupo/ turma, ao longo do ano foram trabalhados conteúdos ligados aos ecossistemas terrestres e aos seres vivos que interagem com as características ambientais próprias da região.
O desenho ampliado e a pintura de dois muros geminados, um virado para a entrada do Jardim de Infância e outro para a entrada do 1º ciclo, com a representação de um ecossistema (vegetais e animais) pretende alcançar os objetivos da atividade “Muros com Vida” entre os quais se destacam: incentivar a preservação e valorização de um espaço dentro do recinto escolar; aproveitar o potencial criativo das crianças através da arte urbana.
As pinturas apresentadas enquadram-se nos temas do ano “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores”.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos varia entre os 3 anos e os 10 anos.
Após várias saídas de campo, visitas de estudo e pesquisas sobre a Biodiversidade os alunos fizeram um desenho individual com o tema “O que gostarias de ver no muro da tua Escola, animais e plantas da tua região”, dos quais foram selecionados elementos elucidativos.
Depois destes elementos serem desenhados de forma ampliada nos muros, em pequenos grupos, cada aluno pintou um pouco da imagem com a supervisão das professoras /educadoras e das auxiliares.