Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB de Cotovia (Sesimbra)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural pronto com a representação dos vários ecossistemas:  terrestres, aéreos e aquáticos, representados por alguns seres vivos e não vivos com a frase:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia do Castelo- Sesimbra
Famílias

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural da Escola Básica da Cotovia, representa os ecossistemas: terrestres, aquáticos e aéreos, onde vivem os seres vivos e seres não vivos, relacionando-se num sistema autossustentável. A pintura tem um mundo que representa a vida e a importância de vivermos num planeta melhor.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos em conjunto com os professores e famílias, exploraram sobre os diferentes ecossistemas e as espécies existentes no Concelho de Sesimbra. Em pequenos grupos selecionaram imagens para representar esses ecossistemas e os seres vivos que neles habitam, a partir dessas escolhas decidiram construir um mural que apelasse à importância e à beleza de preservarmos o planeta. Pretende valorizar a importância de preservar e recuperar os ecossistemas, ao mesmo tempo valorizar um espaço exterior da escola como meio de demonstrar preocupação na aquisição de comportamentos no âmbito da sustentabilidade.

Os alunos incentivados pelas famílias e pelos docentes, realizaram pesquisas na web, exploraram a importância da importância da preservação das espécies , dos oceanos no equilíbrio dos ecossistemas e pesquisaram sobre aqueles que existentem em Sesimbra. Em pequenos grupos desenharam e selecionaram quais os desenhos a colocar no mural. A partir desses desenhos, as turmas escolheram os alunos que iriam participar na pintura e planificaram os momentos e os grupos que iriam realizar o mural.
Com o apoio dos professores, da Coordenadora de Escola, das coordenadoras do Programa Eco Escolas, da Coordenadora e as técnicas das AEC e CAF, os alunos em pequenos grupos pintaram o mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos do 1º ciclo (6-10 anos) da escola trabalharam ao longo do ano do ano letivo , os temas do eco escolas e de acordo com cada um deles, trabalharam-nos por anos de escolaridade. Pesquisaram sobre os temas e exploraram com as famílias e os professores, os diferentes ecossistemas e os seres vivos e não vivos, a partir dessa motivação, em pequenos grupos fizeram e selecionaram desenhos para construir o mural. Para celebrar o dia Mundial do ambiente, os alunos iniciaram a pintura do mural nesse dia e assim contribuíram para uma eco escolas onde se promove: " Biodiversidade: Preservar e Regenerar", integrada na temática do programa eco escolas.