Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira (Lourinhã)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A beleza do mar que devemos preservar!

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- A Câmara Municipal da Lourinhã acompanhou, supervisionou e colaborou em todo o processo, principalmente, na execução; facilitou todas as autorizações e disponibilizou as verbas para as tintas.
- A União de Freguesias de São Bartolomeu e Moledo pintou a parede inicial de branco e procedeu à instalação de andaimes e de materiais de suporte à pintura.
- Grazitinta: comércio de tintas da Lourinhã (atendimento personalizado e aconselhamento).
Os nossos parceiros foram incansáveis connosco, num trabalho cooperativo e colaborativo durante todo o processo.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema marinho ocupa mais de 70% da superfície do Planeta Terra e os Mares e o Oceanos são, precisamente, os principais produtores de oxigénio. Assim, a pintura pretende ser uma mostra do ecossistema: seres não vivos (areia, rochas) fauna (cardumes, estrelas-do-mar, tartaruga, baleia, medusa, cavalos-marinhos, lula, anémonas …) e flora (algas, …).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Numa primeira fase, quando decidimos participar no projeto Muros com Vida, pensámos aliar a nossa pintura à nossa horta e ilustrar a biodiversidade existente nesse contexto. Contudo, com a evolução de outros projetos, nomeadamente, a criação de um espaço ao ar livre com areia para as crianças explorarem, surgiu um novo espaço exterior e surgiu a necessidade/ideia de ilustrar um novo ecossistema que carateriza o meio em que a nossa escola se insere – um ecossistema marinho.
Assim e, como a nossa escola se insere numa zona costeira, em Conselho Eco Escolas, decidiu-se mudar o tema da pintura para o tema da vida marinha de forma a alertar para a importância da biodiversidade nos oceanos e consciencializar para as ameaças e perigos que essa mesma biodiversidade enfrenta.

Uma vez mais, em Conselho- Eco Escolas, o desafio foi lançado.
Alunos, professores e pais fizeram pesquisas e documentaram-se com representações dos Oceanos. Posteriormente, na escola, durante as aulas de Expressão Plástica, os alunos começaram a realizar esboços das diferentes formas de vida que existem no oceano.
O produto final resulta da composição feita a partir da conjugação dos desenhos/trabalhos de vários alunos. O critério foi a diversidade animal e vegetal.
Por decisão conjunta e em articulação com o poder local, as pinturas realizaram-se nos dias 1 e 2 de junho de forma a assinalar, simultaneamente, o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial dos Oceanos.
O projeto foi desenvolvido em articulação e em colaboração com os encarregados de educação e foi divulgado na página da escola.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
25 Alunos do Jardim de Infância (dos 3 aos 5 anos)
- Leram histórias e realizaram trabalhos sobre a importância do mar.
- Dialogaram sobre a poluição dos mares.
- Pintaram a base do desenho – o fundo do mar.
34 Alunos do 1º Ciclo (dos 6 aos 10 anos)
- Leram e exploraram histórias sobre os Oceanos: Oceano sempre na onda; O dia em que o mar desapareceu…
- Viram vídeos sobre a biodiversidade marinha e da importância de proteger esse ecossistema.
- Criaram ilustrações.
- Desenharam.
- Pintaram e contornaram os desenhos na parede sob a supervisão e orientação das professoras.