Escola EB Agrolongo Sande S. Lourenço (Guimarães)
Parceiros:
Este desafio foi lançado a todos os alunos da escola (pré-escolar e 1.º ciclo), num trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa, no decorrer do terceiro período.
Contamos com a colaboração de alguns Encarregados de Educação, Presidente da Junta de Freguesia e com o Laboratório da Paisagem.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Projeto “Muros com Vida” enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”.
Os seres vivos, apresentados no projeto, (flores, arbustos, rã, louva a deus, aranha, gafanhoto, minhoca, caracol, abelha, lagarta, joaninha, formiga, libelinha, borboleta e mosca) representam diversas espécies que habitam no nosso ecossistema local.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Aprender sobre a biodiversidade existente na nossa localidade.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Fases de desenvolvimento da atividade:
1ª Fase: Visualização de vídeos e imagens sobre a Biodiversidade;
2ª Fase: Abordagem/exploração da Biodiversidade local;
3ª Fase: Seleção de elementos (animais e plantas) para compilação da imagem final;
4ª Fase: Ilustração, por turmas, da imagem no muro;
5.ºFase: Pintura da imagem final.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos da escola (pré-escolar e 1.º ciclo).