Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB Agrolongo Sande S. Lourenço (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Os seres vivos, apresentados no projeto, representam diversas espécies que habitam no nosso ecossistema local.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Este desafio foi lançado a todos os alunos da escola (pré-escolar e 1.º ciclo), num trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa, no decorrer do terceiro período.
Contamos com a colaboração de alguns Encarregados de Educação, Presidente da Junta de Freguesia e com o Laboratório da Paisagem.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Projeto “Muros com Vida” enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”.
Os seres vivos, apresentados no projeto, (flores, arbustos, rã, louva a deus, aranha, gafanhoto, minhoca, caracol, abelha, lagarta, joaninha, formiga, libelinha, borboleta e mosca) representam diversas espécies que habitam no nosso ecossistema local.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Aprender sobre a biodiversidade existente na nossa localidade.

Fases de desenvolvimento da atividade:
1ª Fase: Visualização de vídeos e imagens sobre a Biodiversidade;
2ª Fase: Abordagem/exploração da Biodiversidade local;
3ª Fase: Seleção de elementos (animais e plantas) para compilação da imagem final;
4ª Fase: Ilustração, por turmas, da imagem no muro;
5.ºFase: Pintura da imagem final.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos da escola (pré-escolar e 1.º ciclo).