Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Infantas (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura - Pensar a vida!

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O Município de Guimarães; Junta de freguesia de Infantas e Associação de Pais

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado no trabalho deste ano é variado tentando chamar a atenção não só para a natureza mais próxima de nós, mas, também a mais longínqua que está em perigo. Assim no centro da pintura está representado o nosso planeta com as 4 mãos que representam as cores e os 4 ecopontos alertando para a importância dos 4Rs e o que estes representam a promoção da sustentabilidade e do bem-estar da humanidade e a Natureza.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi altamente discutida em assembleia de escola tendo ficado decidido que seriam 2 imagens a serem usadas no mural. Uma representado o mundo e os 4 Rs e depois a outra em que estivesse presente diferentes elementos em perigo como as abelhas e as borboletas, os animais na selva e a fauna representada nas diferentes flores e árvores.

O Programa Eco escolas foi apresentado praticamente no início do ano letivo. No enato o desafio de elaborar os desenhos para a atividade Muros com Vida só foi relançado em março o que se revelou ser tarde. Para o próximo ano letivo tentar-se-á começar mais cedo. Houve muita discussão e indecisão acerca dos desenhos a realizar no muro. Depois ainda foi pedida a colaboração da autarquia (junta de freguesia) e não havendo problema algum pelo que nos foi dito o que é certo é que as tintas ainda não chegaram e, portanto, para cumprir com esta tarefa recorremos ao giz de quadro para elaborar as pinturas. Também não ficou mal e o empenho dos alunos conforme se pode testemunhar nos vários momentos fotográficos foi imenso.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos envolvidos nesta atividade vai desde os 3 anos (pré-escolar até aos 11 anos, envolvendo todos os anos de escolaridade desde o 1º ano ao 4º ano . E todos eles se envolveram ativamente.