Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Escolar do Marco (Soure)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura total, mas não concluída.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Foram parceiros:
- Equipa de trail Diabinho de Samuel
- Câmara Municipal de Soure - serviços educativos
- Junta de freguesia de Samuel
- Encarregados de educação, pais e outros familiares.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema constituído por zonas húmidas e floresta.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi escolhida esta imagem como complemento do projeto "A água que nos rodeia", espelhando muito bem a riqueza que a água representa para a região.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi realizada a atividade “Muros com Vida”, um projeto Eco Escolas, que começou no 2º período, com planificação, pesquisa e reuniões de articulação com professores e alunos. No dia 21 de março, todas as turmas da escola, realizaram um trilho pela aldeia e floresta à volta escola, atividade inserida no projeto Eco escolas, "Eco trilho", ao qual demos o nome "A água que nos rodeia". O trilho estava marcado por estações, com pontos históricos da existência de água e da sua importância para a população local; observámos fontes, lagos, aves, plantas.
O mural foi pintado no terceiro período pelos alunos da escola, com a colaboração de alguns pais e E. educação com o acompanhamento das respetivas docentes, tendo sido o culminar de várias etapas: 1º desenho de individual na sala de aula trabalhando várias técnicas de desenho e pintura; 2º ampliação à escala de cada elemento, em papel; 3º desenho do contorno e pintura na parede, utilizando tintas de água/acrílicas aplicadas com pincel e trincha.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos tinham idades entre os 4 anos e os 10.