Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Minicipal de Guimarães através de fornecimento de algumas tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representa a vida marinha, sendo uma interpretação artística de um aquário, onde se representam peixes, crustáceos, algas, rochas e o solo sub-aquático.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem resultou de um concurso de ideias desenvolvidas pelos alunos do 8º ano durante o ano letivo de 2021/22, tendo sido um critério importante da escolha, o facto de o desenho refletir o tipo de desenho académico típico de um aluno desta faixa etária, resultando numa comunicação visual simples, de interpretação rápida, cujos observadores ficam visualmente surpreendidos e que facilmente identificam o ecossistema em questão.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Neste ano letivo, procedeu-se à planificação da atividade de desenho e pintura do mural, tendo participado nesta materialização artística os alunos envolvidos no ano letivo transato, os mesmos que desenvolveram diversas ideiams para o mural em questão.
Iniciaram-se os trabalhos com a confirmação das medidas do mural, seguindo-se a marcação de quadrículas de 50 cm, as quais facilitaram aos alunos a transposição do desenho do papel para a parede. Neste processo de ampliação foram aplicadas diversas temáticas dos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual, as quais facilitaram o desenvolvimento de todo o trabalho desenvolvido.
Posteriormente ao desenho, procede-se à pintura dos diferentes espaços a colorir, tendo sido usadas tintas ecológicas de base aquosa. Este trabalho foi desenvolvido por diversos alunos das diferentes turmas do 9º ano de escolaridade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos foram os alunos do 9ºano – 15 anos de idade, foram sempre envolvidos em todas as fases do processo de desenho e pintura, obviamente orientados pelo seu docente da disciplina de Educação Visual, sendo que a maioria do trabalho foi desenvolvido pelos alunos, conforme se comprova pelas fotos do desenvolvimento da pintura.