Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Estalagem (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Esta atividade foi articulada com as aulas da AEC de Artes Performativas. Teve também a colaboração do município na dinamização da atividade “Biodiversidade no Parque”, na cedência do transporte; da junta de freguesia de Vermoim (candidata a uma Eco- Freguesia) no apoio do material necessário (tintas, pincéis e trinchas), limpeza e pintura branca do muro escolhido, que se situa junto à horta biológica. Estes parceiros tiveram conhecimento do projeto através das reuniões do Eco- conselho e no Dia do Hastear a Bandeira Eco- Escolas 2021- 2022, tiveram a oportunidade de “dar a primeira pincelada”, para alegria de todos!

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura estão presentes ecossistemas terrestre, aquático e os elementos em que os alunos tiveram mais contacto nas visitas efetuadas. No que respeita à fauna local, temos o mocho galego, o gaio, a cobra água colar, o tritão, o sapo grande, a rã verde, o girino, o barqueiro, o alfaiate, a abelha, a joaninha e a libelinha. Quanto à flora local, temos a taboa, alecrim, árvores autóctones e algumas folhas de plantas aquáticas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foram reproduzidas no mural as paisagens onde observaram os animais e as plantas que se situam no parque que a maioria dos alunos conhece e costuma passear com os seus familiares.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Realizaram-se diversas atividades, entre elas, uma visita de estudo ao Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão, para visualização da sua fauna e da sua flora e uma caminhada pela calçada romana até ao castelo de Vermoim, promovendo o conhecimento sobre a biodiversidade dos montes que circundam a freguesia onde a escola se insere. Nas aulas de expressão artística/TIC, em grupos, pesquisaram imagens dos animais e plantas que observaram nas duas visitas e realizaram as respetivas ilustrações que depois foram reproduzidas em tamanho maior no muro. Esta atividade foi articulada com as aulas da AEC de Artes Performativas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos do 4.º ano, de nove e dez anos, da Escola Básica de Estalagem aceitaram o desafio Eco- Escolas – “Muros com vida” pois no ano transato ficaram muito motivados por verem os seus colegas finalistas a participar no desafio “O mar começa aqui” e também ao longo destes anos, têm participado e realizado diversas atividades sobre a flora e a fauna da sua região. Assim, para assinalar a data do “Dia Internacional da Biodiversidade”, motivaram os seus colegas do 3.º ano, de oito e nove anos, e todos, deitaram mão ao trabalho!