Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Biodiversidade do Estuário do Tejo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O projeto foi iniciado no ano letivo 21-22 começando com uma atividade de articulação vertical entre ciclos (2º, 3º e secundário). Uma saída de campo à zona ribeirinha da Moita - Sítio das Marinhas, onde mais velhos partilharam conhecimento com os mais novos. Observou-se a avifauna do estuário com o acompanhamento científico da Câmara Municipal da Moita, do Centro de Interpretação Ambiental e da Simarsul.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Zona Ribeirinha da Moita. Estuário do Tejo.
Elementos:
corvo marinho
flamingo
borrelho da coleira interrompida
garça real
colhereiro
garça branca
pilrito
perni-longo
pato real
dourada
robalo
charroco

Qual a razão da escolha desta imagem?
É uma imagem construída que procura retratar o estuário e a sua biodiversidade, com toda a sua beleza e apelar à necessidade de proteção destes habitats .

Começou-se com a saída de campo à zona ribeirinha da Moita, onde mais velhos partilharam conhecimento com os mais novos e se observou a avifauna do estuário.
Passou-se à sala de aula. Na disciplina de Ciências foi elaborado o BI de cada ser vivo.
Em Oficina de Artes: organizou-se a informação recolhida, fotos, desenhos. Estudaram-se e desenharam-se os animais com recurso ao telemóvel. Aplicaram-se técnicas de desenho e pintura. Ampliou-se à escala cada elemento, para ser recortado em cartão e servir de molde para as pinturas na parede.
Durante este ano letivo, o tema do património ambiental natural do nosso concelho foi mais uma vez tema de trabalho, desenvolvido por várias turmas do 5º e 6º ano. De novo, a análise do efeito das atividades humanas sobre o ambiente e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis foi debatido.
O muro escolhido tem duas faces. Definiu-se que, numa face seria representado o sapal e, na outra, o mar. A fazer esquina entre estas duas faces está o trabalho realizado num ano letivo anterior "O mar começa aqui" ficando assim perfeitamente integrado no conjunto.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
5ºs e 6º anos. Idades entre 10 e 12 anos
A pintura final do mural aconteceu ao longo de três semanas em que participaram os alunos da turma 6ºC, que deram continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior. Para além destes, muito outros se juntaram, voluntariamente, com enorme entusiasmo e dedicação.