Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final do muro.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Fafe.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema: Rio Vizela
Fauna: pássaro Dom Fafe, Ave de Rapina e Guarda Rios; Lontra; Rã verde; Borboleta Rabo de Andorinha; Truta; Boga.
Flora: Lírios Amarelos de água; Juncos; Amoras silvestres, Bagas vermelhas; Carvalhos, Choupos negro; Estrela Azul; Freixo; Amieiro.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha desta imagem, composição gráfica, resulta da proximidade da escola ao Rio Vizela (sensivelmente 200m). Uma paisagem natural com uma grande variedade de espécies. Na margem do rio, chamam a atenção as delicadas flores de Lírios amarelos de água, envoltas por Juncos emaranhados. À beira da água, a ágil Lontra procura o seu alimento, enquanto a Rã Verde parece observar o seu movimento. Sobrevoando o rio, um guarda rios chama a atenção pela sua beleza e colorido azul vibrante, assim como o pássaro Dom Fafe maravilhando os alunos muito quietos e silenciosos. Num dos trechos mais rasos do rio, a água é povoada pelas Trutas comuns e Bogas, que nadam no meio das pedras e folhas que cobrem o fundo do leito do rio.
Ao redor, há uma grande diversidade de plantas nativas. Os carvalhos erguem-se majestosos, enquanto os choupos se destacam pelas suas folhas negras, balançando suavemente com a brisa. Os alunos também encontraram frutos silvestres, como amoras e bagas vermelhas, que se acumulam à beira do rio. Por fim, a Borboleta Rabo de Andorinha e o Besouro mergulhão pousam bem próximos um do outro, ambos se alimentando de pequenas flores amarelas que crescem na berma do rio. Todos esses elementos compõem uma cena natural típica de rios e riachos de águas límpidas e frescas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Trabalho colaborativo entre as várias disciplinas, Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica e Cidadania e desenvolvimento. O processo de trabalho consistiu em várias fases. Foi realizada uma saída de campo para “explorar” com cuidado o rio Vizela, e recolha de fotografias e utilização de aplicações móveis para identificação das espécies. Pesquisa na internet sobre as características das espécies presentes e ainda consulta do site “Laboratório da paisagem – Biodiversidade”. Posterior ilustração das espécies pelos alunos e seleção dos elementos a integrar a composição gráfica para a pintura do muro. Digitalização das ilustrações para manipulação da composição em formato digital e pintura do “Muros com Vida”.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Apresentação do Projeto “Muros com vida” aos alunos do 7º ano, com idades compreendidas entre os 12 e 13 anos. Apelar e sensibilizar os alunos para a preservação dos ecossistemas, alertar para as consequências e minorar a presença humana nos ecossistemas, reduzindo a pegada humana em situações de convívio, minorando o barulho, a recolha total do lixo, uso de cosméticos na pele que afetam a água, os microplásticos. Os alunos envolveram-se ativamente durante todo o processo, desde a sensibilização, às aulas de campo, à pesquisa, à preparação do muro, ao traçado do grafismo à mão livre a giz no muro e à pintura final. Resultando num projeto de sucesso num ensino-aprendizagem ativo, onde os alunos descobrem as coisas por si mesmos, fazendo perguntas, explorando e interagindo com as outras pessoas e ambientes. Ajudou a melhorar a colaboração entre os alunos, onde eles aprenderam a trabalhar em equipa, a dividir tarefas e a respeitarem-se durante todas as fases do projeto.
Este projeto despertou a curiosidade dos alunos para a biodiversidade e a sua preservação. Os alunos aprenderam a ser mais responsáveis cívica e ambientalmente.