Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira (Moimenta da Beira)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro completo (ano letivo 22/23. O projeto terá continuidade nos próximos anos letivos).

Fotografias de detalhes:

Símbolo Eco-Escolas

Parceiros:
Câmara Municipal de Moimenta da Beira

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ambiente dentro e fora da sala de aula, na escola. Componentes bióticos (aves, borboletas, árvores e flores) e abióticos (piano, "rato").

Qual a razão da escolha desta imagem?
A turma 9/8ºF, é uma turma mista, com alunos inscritos no 8º e no 9º ano de escolaridade, que resulta de um Plano de Inovação único no país. A turma focou-se em 2 temas gerais: a "Sustentabilidade” no 1º semestre e o "Bem-Estar" no 2º semestre. Uma vez que a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde, é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças, decidimos colaborar com o Eco escolas e participar no projeto “Muros com vida”. Este muro permitiu a estes alunos passar pela experiência de por em prática conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas do seu currículo, nomeadamente, em Educação Visual. Deu-lhes a oportunidade de desenvolver a sensibilidade estética e artística através da expressão plástica. O tema foi escolhido pelos alunos envolvidos. Cada aluno escolheu um elemento que lhes transmitisse tranquilidade/paz/serenidade. Temos então representado a mãe natureza representada pela árvore, andorinha, borboleta e flores. A música, no teclado do piano e no som da chuva. Um aluno escolheu a tecnologia e o computador ao desenhar um rato cujo fio está ligado ao teclado do piano remetendo-nos para a forma contemporânea de fazer música. Este muro foi feito pelos alunos, para os alunos e o objetivo é que vá tendo todos os anos testemunhos de outros alunos e que seja cuidado/restaurado pelos próprios. As cores foram escolhidas pelos alunos de acordo com o seu estado de espírito nos dias das pinturas.

(explicado na alínea anterior)

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Entre os 15 e os 18 anos. O projeto foi abraçado como elemento aglutinador e motivacional, especificamente para o Plano de Inovação definido para alunos com um historial de retenções e comportamentos problemáticos, que manifestam aversão pelo ensino tradicional. Foi o mote para um vasto número de conteúdos e aprendizagens.