Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Painel Finalizado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Cruz Vermelha, Junta de Freguesia, Associação de Pais, YOUG BIRDS UNITED.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O pátio da escola é constituído por alguns canteiros e faixas de terreno, envolvendo espaços como os campos de futebol, onde se encontra vegetação variada de estratos herbáceo a arbóreo. Na faixa de terreno onde se está a instalar a BioHorta dos 2º e 3º cíclos (Projeto Eco-Escolas) existe um muro, em mau estado de apresentação, que se pretende reabilitar pintando um “Muro com Vida” a partir de trabalhos dos alunos. Assim, todo o enquadramento deste “corredor” é já verde, inclusive contendo árvores, e destacando-se a Biodiversidade das pinturas dos animais/invertebrados no fundo preto.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Este Projeto iniciou-se com a exploração de espécies animais (Invertebrados) no recinto escolar através de um registo fotográfico realizado pelos alunos, em seguida procedeu-se ao estudo de algumas das espécies em ambiente de laboratório e sua visualização e apreciação com recurso à lupa.

O Mural que aqui se apresenta foi realizado no âmbito do Projeto Eco Escolas – no segmento de Espaços Exteriores-Biodiversidade: Muros com vida. É resultado de um trabalho de articulação de atividades entre as docentes das disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual num Projeto de Turma comum, sobre a Biodiversidade no pátio da Escola.
O processo de recolha fotográfica e posterior apreciação dos espécimes em modo aumentado tornou-se particularmente interessante para a fase de observação e registo pelo desenho que se desenvolveu na disciplina de Educação Visual, em particular a análise da morfologia, noção de simetrias, análise de estrutura, de texturas, padrões e cores. Estas duas fases foram desenvolvidas em trabalho de pares.
Pretendeu-se com esta experiência conjunta entre as duas disciplinas, enriquecer as experiências visuais dos alunos, estimulando hábitos de apreciação e fruição do meio envolvente, neste caso em particular do meio natural. Consideramos que agora com o Mural pintado potenciamos esta vertente visual, ao ampliar a grande escala esse universo de pequenos seres que habita a nossa escola e que muitas vezes nos passam despercebidos.
Por outro lado, esta mobilização de saberes e processos, permitiu percecionar, selecionar, organizar os dados e por último também atribui-lhe significados novos. O Mural é uma composição visual dos vários desenhos produzidos pelos alunos, colocados agora em diálogo uns com os outros, e com quem também os observa e visita.
Consideramos ainda que foi possível promover dinâmicas que exijam relações entre aquilo que se sabe, o que se pensa e os diferentes universos do conhecimento. As disciplinas não são estanques nos seus conteúdos próprios e esta atividade é prova da possibilidade de articulação e expansão de conhecimentos e mais importante é que os alunos o consigam perceber assim também.
Interessou-nos incentivar práticas que mobilizem processos para imaginar diferentes possibilidades para gerar novas ideias e cooperar entre pares na partilha de saberes para a superação conjunta de dificuldades nas diversas atividades, nos contextos de sala de aula e de situações não formais como as atividades de ar livre.
Ao partilhar esta experiência e atividades esperamos envolver a nossa comunidade escolar em novos modos de experiências pedagógico-artísticas.
A composição visual foi aplicada, numa colaboração entre docentes e alunos, num muro junto à BioHorta da escola e num enquadramento de corredor verde já existente composto por diferentes espécies de árvores. Incluem-se nesta pintura diferentes espécies de Invertebrados, moluscos (caracóis e lesmas), anelídeos (minhocas) e artrópodes (insetos, crustáceos, entre outros). Acreditamos que o nosso Muro tenha ganho uma nova Vida.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos que frequentam o 8º ano de escolaridade, numa faixa etária entre os 13 e 14 anos.
Os alunos foram desafiados a documentar a diversidade de espécies de Invertebrados: moluscos (caracóis e lesmas), anelídeos (minhocas) e artrópodes (insetos, crustáceos, entre outros) que encontram no recinto escolar. As espécies serão identificadas na ficha de espécie, que está em desenvolvimento, e apresentadas no trabalho final do Projeto Biodiversidade da Minha Escola.