Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB Conde S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Animais relevantes para nós!

Fotografias de detalhes:

Abelhas

Parceiros:
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Temperado continental.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos resolveram desenhar alguns dos animais que consideram significativos na fauna de Portugal Continental e quiseram dar algum relevo às abelhas, por terem ouvido falar que estão a sofrer um decréscimo significativo em Portugal, reconhecendo a sua importância para a polinização das plantas, nomeadamente de muitas relevantes para a nossa alimentação.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Depois de debatida a importância dos seres vivos e da biodiversidade, os alunos investigaram os animais que consideram muito sujeitos à pressão, nomeadamente pela redução das áreas disponíveis para garantir populações saudáveis.
Seguidamente escolheram os animais a pintar, de acordo com algumas simpatias e aparente facilidade em desenhar.
Procuraram então, imagens na internet e experimentaram desenhar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos são de quarto ano e têm idades compreendidas entre 9 e 11 anos.
Foram envolvidos neste trabalho na sequência dos trabalhos sobre biodiversidade iniciados no terceiro ano, sendo que à altura dedicaram a sua atenção ao Andorinhão-pálido.