Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal da Lourinhã - Divisão de ambiente, Educação

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O oceano, parte integrante do litoral do concelho da Lourinhã, serviu de base para o trabalho desenvolvido. Com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, visitamos o litoral do concelho para realizar ações de limpeza de infestantes e resíduos antrópicos, essencialmente plástico.
Nesse ambiente de interface terra/oceano, o constante carreamento de materiais plásticos para o meio marinho, o pouco sucesso na sua filtração em zonas de estuário, a quase impossibilidade de os retirar dos mares, a sua grande durabilidade associada à sua decomposição em microplásticos que vão flutuar no oceano, juntamente com o plâncton, vão contaminar toda a cadeia alimentar dos seres vivos marinhos. Assim, o plástico voltará aos nossos pratos! Foi desenvolvido também um projeto paralelo sobre refeições com plásticos recolhidos no litoral da Lourinhã.
O tubarão-baleia (Rhincodon typus), o maior dos organismos não cetáceos do planeta, é uma espécie de tubarão filtrador e pode medir quase 20 metros. Ao invés dos outros tubarões as suas bocas não se encontram na zona inferior da cabeça, mas sim à frente desta, possuindo. A cabeça é larga e plana e o seu corpo apresenta um característico padrão mesclado de linhas e pontos, único em dada indivíduo, sendo no Açores conhecidos por "Pintados"
Uma descoberta recente pelos seus excrementos associa estes animais à digestão de sargaço o que por evolução se tornou uma mais valia para a obtenção de energia. Da análise dos seus excrementos concluiu-se também que “Os isótopos estáveis analisados, como são mesmo integrados no corpo, são um reflexo melhor daquilo que os animais estão realmente a utilizar para crescerem”- Jornal público, 25 de julho de 2022.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O tubarão baleia "O gigante gentil" representa um alerta a todos devido à nefasta consequência da proliferação dos microplásticos nos oceanos. Apesar do seu tamanho, por ser um animal filtrador, a ingestão contínua de plásticos levará ao seu declínio e no extremo à sua extinção.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho foi escolhido de entre várias propostas. Alunos do clube escolheram o trabalho da aluna Emma do 7º E. Esta aluna desenvolveu o trabalho em regime livre nas aulas de Educação Visual e utilizou-o também para embelezar a sua capa/pasta de trabalho na disciplina de EV. O trabalho começou a ser forjado logo no 1º período pois ficou encantada com o trabalho do mural no ano letivo anterior, o qual acompanhou mas não participou.
O esquema de desenho foi traçado a giz para teste numa parede da chamada "casinha do gás" hoje desativada. É um local onde os alunos se sentam pelo chão a conviver.
O trabalho foi desenvolvido com recurso a tintas de base aquosa, menos poluentes. Ao longo do processo os alunos foram ajudados por professores quando tinham dúvidas sobre as misturas das tintas base para obterem o tom desejado.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos dos 12-14 anos que colaboram ao longo do ano em atividades do clube bem como amigos desses alunos que visitavam algumas atividades e colaboraram.