Escola EB1/JI Alto da Bandeira (Guimarães)
Parceiros:
Pegadas - Guimarães
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Plantas existentes - foram estudadas no nosso projeto SAM e são amigas da nossa saúde e existem na nossa comunidade - tília, morangueiro.
O verde representam os nossos parques e hortas que se encontram dispersos pelo nosso concelho - Guimarães.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Na nossa pintura decidimos incluir crianças a brincar com jogos tradicionais, tais como alguns que desenvolvemos no Recreios com vida, plantas e frutos que abordámos no projeto que desenvolvemos com as nossas professoras estagiárias e professoras titulares de turma - SAM (Saúde e Ambiente sempre em Mente). O projeto envolveu a pesquisa e disseminação de conhecimentos sobre saúde, alimentação e plantas, a criação de uma mascote para o projeto e a dinamização de diversas atividades consecução do mesmo.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Para a pintura, os alunos consideraram pertinente incluir um pouco de cada assunto abordado no projeto e deixar uma marca do mesmo, como forma de apresentar informações sobre o que aprenderam sobre cuidados de saúde, a importância das plantas para a saúde, alimentação saudável e o conhecimentos de plantas da nossa comunidade e que contribuem para a nossa saúde e bem-estar.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos mais envolvidos diretamente na mural têm 7 e 8 anos, foram acompanhados por vários docentes, professoras estagiárias e assistentes operacionais.