Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI Alto da Bandeira (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Pegadas - Guimarães

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Plantas existentes - foram estudadas no nosso projeto SAM e são amigas da nossa saúde e existem na nossa comunidade - tília, morangueiro.
O verde representam os nossos parques e hortas que se encontram dispersos pelo nosso concelho - Guimarães.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Na nossa pintura decidimos incluir crianças a brincar com jogos tradicionais, tais como alguns que desenvolvemos no Recreios com vida, plantas e frutos que abordámos no projeto que desenvolvemos com as nossas professoras estagiárias e professoras titulares de turma - SAM (Saúde e Ambiente sempre em Mente). O projeto envolveu a pesquisa e disseminação de conhecimentos sobre saúde, alimentação e plantas, a criação de uma mascote para o projeto e a dinamização de diversas atividades consecução do mesmo.

Para a pintura, os alunos consideraram pertinente incluir um pouco de cada assunto abordado no projeto e deixar uma marca do mesmo, como forma de apresentar informações sobre o que aprenderam sobre cuidados de saúde, a importância das plantas para a saúde, alimentação saudável e o conhecimentos de plantas da nossa comunidade e que contribuem para a nossa saúde e bem-estar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos mais envolvidos diretamente na mural têm 7 e 8 anos, foram acompanhados por vários docentes, professoras estagiárias e assistentes operacionais.