Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Vista geral

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura retrata o ecossistema do sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, destacando as seguintes características:
Espécies protegidas da região, como o flamingo e o camaleão, simbolizando a biodiversidade existente;
A mata nacional das dunas de Vila Real de Santo António, representando a vegetação local;
As salinas de Castro Marim, que fazem parte do ecossistema e são importantes para a atividade económica da região.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem deu-se pelo facto de que as áreas retratadas são importantes espaços de preservação e conservação ambiental. Estas áreas protegidas representam a diversidade e a riqueza do ecossistema local. O objetivo do mural é sensibilizar e consciencializar a comunidade escolar para a importância da preservação destes ecossistemas.

O projeto foi proposto pela escola, e, mesmo sendo uma turma de Animação Hoteleira, depressa os alunos demonstraram imensa vontade em participar. A sensibilização para a preservação dos ecossistemas despertou o interesse dos alunos, que decidiram transmitir suas experiências de visitas aos locais por meio da arte. Devido à indisponibilidade de um muro para a pintura, optou-se por utilizar um papel de cenário. A pintura foi realizada utilizando a técnica de acrílico. O mural em papel ficará exposto na escola, permitindo que seja partilhado e apreciado por toda a comunidade escolar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos no projeto são todos maiores de idade e fazem parte de um curso de nível 5 (alunos que já completaram o Ensino Secundário, de diversas idades, entre os 19 e os 35 anos), da Escola de Hotelaria de Vila Real de Santo António. A escola incentivou a participação dos alunos neste projeto, a fim de dar continuidade ao trabalho de consciencialização e cuidado com os ecossistemas que tem vindo a ser transmitido ao longo dos anos. Esta iniciativa permitiu aos alunos que eles aplicassem seus conhecimentos e habilidades artísticas na sensibilização e divulgação da importância da preservação ambiental.