Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica dos Campos da Misericórdia (Vendas Novas)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O Município de Vendas Novas forneceu as tintas e disponibilizou ajuda sempre que solicitado.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Projeto “Muros com Vida” enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”.
Os alunos da Escola Básica de Campos da Misericórdia estão a implementar um conjunto de pequenas ações, no sentido de auxiliarem os insetos polinizadores, tão importantes para a humanidade. Para além da construção de um hotel para insetos, os alunos construíram canteiros que atraem polinizadores, fornecendo locais de alimentação e reprodução.
Assim, e para tornar ainda mais visível, a todos, este local decidiu-se fazer uma pintura de um mural de maneira a enquadrar “a casa dos polinizadores” e chamar a atenção de todos para a sua importância.
O mural retrata os insetos que frequentam aquele espaço tais como, os escaravelhos-das-flores (Oxythyrea funesta), a abelha solitária (Panurgus sp.), as abelhas (Apis mellifera), os abelhões (Bombus sp.), as formigas (Formicidae) e ainda as lagartixas-ibéricas (Podarcis hispanica) e plantas silvestres nativas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Considerando um ecossistema como um conjunto de organismos que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio, formando um sistema estável; neste mural estão representados os vários ecossistemas presentes na escola.
Seguindo o encadeamento de elementos pintados no muro representam-se:
- Os canteiros de polinizadores (plantas silvestres nativas)
- Os polinizadores
- Os animais que frequentam o Hotel de Insetos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos começaram por pesquisar sobre a biodiversidade existente no pátio da escola e alguns elaboraram uma proposta para o mural. Todas as propostas foram analisadas em conjunto e concluiu-se que seria melhor juntar partes das várias propostas.
Na parede foram utilizadas tintas de água/acrílicas para o exterior. A pintura foi feita com pincéis e esponjas. Apenas foi usado o rolo para aplicar a cor base dado que a parede ainda tem uma certa dimensão. A passagem do projeto eleito para a parede foi feita com recurso a ampliação de cada elemento, primeiro em papel, e depois passado para uma base que após recorte serviu como sentil para fazer os animais.
Todos os elementos estão bem visíveis dado que se optou pelo semi-realismo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos foram envolvidos para a iniciativa ao longo do ano letivo, nomeadamente na disciplina de Ser/ Conhecer com Curiosidade e Competência. Os alunos foram desafiados a documentar a diversidade de espécies que encontram “na casa dos polinizadores” no pátio da escola. Os alunos têm idades compreendidas entre os 8 e 10 anos.