Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Trabalho realizado com a ajuda do artista plástico Leonardo Rito.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Para a pintura do muro, usámos a imagem de uma coruja do mato, ave do Pinhal de Leiria.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Usámos esta imagem porque faz parte do ecossistema, juntamente com outros animais, do Pinhal de Leira. Cada aluno elaborou um desenho a aguarelas e depois o mais votaria iria ser pintado na parede. A coruja do mato foi o trabalho vencedor.

Este muro foi pintado usando a técnica de projeção na parede. Num primeiro momento, o artista plástico Leonardo Rito deu uma pequena formação aos alunos e num segundo momento projetou na parede o desenho e os alunos pintaram de forma autónoma.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos com 10 anos e realizaram o trabalho sozinhos. Apenas precisaram de ajuda com a projeção.