Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
União de Freguesias da cidade de Santarém e empresa Acorola, Lda.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Uma floresta/ um campo verde com flores, animais e insectos/ meninos e meninas a brincar/ o sol/ um arco-íris/ nuvens no céu.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores”.

O projeto ganhou vida quando chegou o momento da intervenção das crianças. Em reunião de grande grupo foi trabalhado o tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores”, já abordado em diferentes momentos do ano letivo, e cujas crianças definiram como condição para a felicidade de todos. Assim, ao ser questionado ao grupo que motivos seriam representativos para serem pintados na parede escolhida, as respostas variaram entre; uma floresta/ um campo verde com flores, animais e insectos/ meninos e meninas a brincar/ o sol/ um arco-íris/ nuvens no céu.
O grupo de 5/6 anos elaborou graficamente o plano que foi parcialmente ampliado para o suporte escolhido. Outros elementos da comunidade escolar quiseram fazer parte desta iniciativa, comprometendo-se a dar o seu contributo, pintando os espaços mais altos onde as crianças não poderiam chegar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
5/6 anos.