Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
ASSOPS - Associação de Passos de Silgueiros

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema – ambiente terrestre, os alunos pintaram “elementos” do campo e/ ou floresta, onde há uma interação entre seres vivos e elementos não vivos a luz solar, o solo, a atmosfera e a água. Levando a uma integração entre fatores bióticos e abióticos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Elementos da natureza que fossem conhecidos dos alunos e que fossem importantes para o Planeta.

Os parceiros Eco-Escola cederam as tintas para as pinturas do muro que tinham sido solicitadas no II Eco Conselho. Também foram reaproveitados as sobras de tinta da pintura dos muros do ano passado.
Os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo das escolas da área geográfica envolvente foram convidados a pensar em elementos da biodiversidade para poderem pintar nos muros da escola, aquando do da vinda à escola DLL no Dia do Eco-Escolas. Para isso construíram moldes em cartão para depois poderem contornar com giz no local e pintarem.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm entre os 8 e 12 anos. Os alunos do 4.º ano das escolas do 1.º ciclo foram auxiliados e apadrinhados pelos alunos do 5.º ano que frequentam a EBDLL.