Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de S. Jorge (Fafe)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Representação dos Ecossistemas.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Fafe

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O elemento central da pintura e o ecossistema que pretendemos relevar e valorizar é a serra, mais concretamente as “Serras de Fafe” (serras da Lameira e do Maroiço). Alternando os bosques de carvalhos (nas zonas mais baixas e nos vales), com as zonas abertas nas posições mais altas, as Serras de Fafe albergam uma grande diversidade de fauna e de flora, integrando de forma harmoniosa os rios e ribeiros (nascente do rio Vizela), os moinhos de água e de vento, as casas rústicas, os aglomerados rurais e os aerogeradores. Dos componentes bióticos do ecossistema selecionado destacamos o carvalho, por oposição à plantação de eucaliptos, no sentido em que contribuem fortemente para a qualidade do ar, dos solos e para a alimentação dos lençóis de água e, consequentemente, das nascentes. A existência de zonas abertas, preenchidas com arbustos e plantas autóctones, foi também um tema discutido com os nossos alunos e que é importante na medida em que possibilita a existência de atividades agrícolas tradicionais e sustentáveis, como seja, por exemplo, a pastorícia, mas também porque permitiu a introdução, em meio selvagem, do cavalo de raça Garrano, para além de manter todo o ecossistema equilibrado e saudável. A referência aos aerogeradores, que no seu conjunto formam o parque eólico de Fafe, e que se localiza no coração das Serras de Fafe, são elementos que não poderíamos ignorar neste ecossistema. Permitem a produção de energias limpas e renováveis e, portanto, também elas amigas do ambiente e, consequentemente, da manutenção de qualidade dos componentes abióticos deste ecossistema (qualidade do ar, do solo, da água…). Com a referência ao “Rally de Portugal”, que tem na etapa das “Serras de Fafe” (também conhecido como o troço da “Lameirinha”) uma das mais belas e importantes do mundial de rally.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem explica-se pela importância e abrangência que este ecossistema tem para as pessoas do concelho de Fafe. Representa um património natural que nos interessa, enquanto comunidade educativa, preservar e promover. Temos noção que é suficientemente amplo e abrangente, no sentido em que contribui para o manutenção e qualidade de outros ecossistemas, como são, por exemplo, os rios de Fafe e a barragem da Queimadela.

A observação e análise crítica de imagens relacionadas com a Natureza e o Meio Ambiente; a leitura e interpretação de contos temáticos e de fábulas; a construção e ilustração de frases e de pequenos textos promotores de práticas e comportamentos amigos do ambiente; a pesquisa e a investigação sobre a fauna e a flora do concelho de Fafe, são exemplos de atividades que envolveram todos os alunos ao longo do ano e que, de alguma forma, contribuíram para a seleção do ecossistema “Serras de Fafe”. Muitas destas atividades entroncaram em temas e atividades que constam do Plano Anual de Atividades, mas também do projeto Eco-Escolas e que, no final, contribuíram para a seleção da gravura que, posteriormente, foi reproduzida no muro da escola (pinturas) e que mereceu a participação de toda a comunidade educativa, especialmente dos nossos alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto envolveu todos os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo, da EB de S. Jorge, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos.