Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI de Cabeçudos (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro com vida EB1 de Cabeçudos

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A escola em parceria com a associação de pais que conseguiu arranjar uma empresa da zona e também uma pintora da terra para realizar a pintura de fundo e a parte de cima onde os meninos não chegavam.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura está representado uma garça, uma raposa, um coelho, um burro e peixes do rio Pelhe que passa na freguesia. O burro está em cima da ponte da Lagoncinha que é uma ponte histórica da freguesia que passa sobre o rio Ave. O rio Pelhe, afluente do rio Ave, rio português. Nasce na freguesia de Portela, concelho de Vila Nova de Famalicão. Atravessa o Parque da Devesa, passando por várias freguesias inclusive Cabeçudos. O rio sofre de problemas crónicos de poluição. Em setembro de 2019 e abril de 2020, descargas ilegais de águas residuais deram uma coloração vermelha ao rio e baseada nesta problemática resolvemos apresentar a figura alusiva a esta problemática.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida em conselho eco escolas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O rio Pelhe, afluente do rio Ave, rio português. Nasce na freguesia de Portela, concelho de Vila Nova de Famalicão. Atravessa o Parque da Devesa, passando por várias freguesias inclusive Cabeçudos. O rio sofre de problemas crónicos de poluição. Em setembro de 2019 e abril de 2020, descargas ilegais de águas residuais deram uma coloração vermelha ao rio e baseada nesta problemática resolvemos apresentar a figura alusiva a esta problemática. Entretanto, o mural está tapado para a festa de fina do ano para criar o efeito surpresa aos pais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos vai dos 6 aos 10 anos. Os alunos ficaram muito motivados ao saber que iam pintar o muro da escola para esta ficar mais colorida. E foram sensibilizados para a problemática (Poluição) do rio Pelhe e do Ave.