Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Ecossistema Marinho

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
INATEL, CIMAC

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema aquático que integra algas, coral e várias espécies de peixes.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A docente Margarida Seco (Departamento de Expressões) sensibilizou os alunos das turmas do 3º ciclo sobre a importância dos ecossistemas marinhos, para a saúde do planeta e no combate as alterações climáticas. Os alunos participaram ainda em sessões sobre alterações climáticas com parceiros como a INATEL e a CIMAC. Dessa motivação surgiu um grupo de alunos do 7º ano de escolaridade, que entusiasticamente fizeram uma representação gráfica do tema proposto, foram selecionados vários trabalhos que melhor se enquadravam nos critérios exigidos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Lançado o desafio pela docente os alunos voluntariamente passaram para o papel a diversidade de vida marinha / ecossistema aquático, com um estudo de cor adequado ao trabalho a desenvolver.
Foi escolhido um conjunto de trabalhos entre os produzidos. Posteriormente foi criada uma nova imagem, a partir de vários elementos recolhidos em cada um dos trabalhos referidos.
Com base na nova imagem procedeu-se ao estudo da cor mais adequada ilustrando o mural.
Os alunos do 7º ano de escolaridade, da turma A, Miguel Salvador, da turma B, José Saraiva e da turma C, Daniel Silva, Diogo Casaca, Lara Benevides, Matilde Silva, Margarida Claro, Mariana Ramalhinho, Rafaela Palheta e Soraia Carriço também de forma voluntaria procederam à pintura do mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos de 12 anos aceitaram o desafio lançado e de forma voluntaria participaram no projeto.