Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Monte (Fafe)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final do muro.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Fafe e Junta de Freguesia de Arões Santa Cristina.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema misto com elementos aquáticos (fundo e superfície do lago), peixes, nenúfares, algas, girinos, espécies primitivas, ovos e terrestre com diferentes tipos de vegetação nas margens, pato, abelha e minhoca.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A nossa escolha recaiu sobre esta imagem por se tratar de uma imagem bastante representativa dos ecossistemas que nos rodeiam ou seja a biodiversidade existente no meio onde a Escola de Monte está inserida.

Quando foi trabalhada a unidade 6 - Vamos proteger os animais, no 2.º ano de escolaridade, disciplina de Estudo do Meio, foi feita referência ao habitat dos diferentes animais, bem como à sua deslocação e alimentação. Neste momento foi apresentado o desafio à turma. Depois de feita uma pesquisa acerca da Biodiversidade na nossa zona, os alunos realizaram, na aula de Educação Artística, desenhos que posteriormente foram sujeitos a uma seleção tendo chegado ao desenho que inspirou a pintura do nosso muro. O passo seguinte foi a seleção do muro e o desenho no mesmo. O projeto terminou com a pintura dos diferentes elementos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos entre os 7 e 8 anos de idade. Os alunos foram envolvidos através da participação no debate realizado na aula, pesquisa da Biodiversidade e ecossistemas na zona norte e interior do país, desenho em sala de aula e desenho e pintura do muro.