Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Fareja (Fafe)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para esta atividade tivemos a parceria da Câmara Municipal que ofereceu todo o material necessário para a execução da pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido foi o marinho. Os elementos presentes na pintura são os peixes, caranguejo, búzios, conchas e plantas marinhas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem espelha o ecossistema marinho livre de poluição, assim como a sua diversidade de peixes e algumas plantas marinhas. Esta atividade permitiu a partilha e sensibilização de toda a comunidade educativa, para as questões da sustentabilidade ambiental e preservação da biodiversidade.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este ano o tema do mar foi muito trabalhado e houve a preocupação de alertar toda a comunidade educativa para a questão dos Oceanos, e a importância da sua preservação como um ecossistema essencial para a vida e sustentabilidade. Também a questão da poluição e dos plásticos no mar foi muito focado. Este ano letivo a nossa visita de estudo foi ao Sea Life na cidade do Porto, e os alunos andavam muito ansiosos e entusiasmados com a chegada do dia da visita de estudo, o tema do mar era recorrente e, como tal sugeriram o Ecossistema marinho.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos alunos desde o pré-escolar ao primeiro ciclo, com idades entre os 5 e os 9 anos. Todos os alunos participaram ativamente no processo de elaboração deste projeto e mostraram agrado e gosto pela atividade.