Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Cepães (Fafe)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com vida em Cepães

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Fafe foi nossa parceira e forneceu as tintas e materiais para a pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na nossa pintura estão presentes os seguintes ecossistemas: o terrestre e o aquático. Do aquático, foram pintados alguns peixes, nenúfares e plantas aquáticas. Do ecossistema terrestre, estão representadas algumas árvores, arbustos, flores, alguns insetos, tartarugas, borboletas e libelinhas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Cada aluno da turma elaborou uma proposta de desenho para o mural. Posteriormente as propostas foram analisadas em conjunto e foi eleita, pela turma, a proposta com maior numero de votos.

A turma C34 da escola Básica de Cepães começou por fazer uma pesquisa sobre os ecossistemas, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio. Cada aluno elaborou uma proposta de desenho para o mural. Posteriormente as propostas foram analisadas em conjunto e foi eleita, pela turma a proposta com maior numero de votos. Ficou assim democraticamente definido o desenho para a proposta final.
O resultado final criou muita satisfação na comunidade escolar!

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A pesquisa e desenho foi elaborada pela turma C3/4. No entanto, todas as turmas desta escola foram envolvidas na pintura do muro e desempenharam a tarefa com muito entusiamo. Após a distribuição de tarefas, os alunos iniciaram a pintura com a orientação dos seus professores. Os alunos têm idades compreendidas entre 3 e 10 anos.