Escola EB de Alenquer (Alenquer)
Parceiros:
União de Freguesias de Alenquer
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Elemento principal o Rio de Alenquer e o seu ecossistema. Fauna e flora.
Garça Real e Galinhas de Água, Barbos, algas…
Qual a razão da escolha desta imagem?
Pela proximidade física do rio e a sua presença marcante na vida diária da
nossa comunidade escolar e da vila de Alenquer.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Inserido no projeto Maufa-Mostra de Artes Urbanas Freguesia de
Alenquer, a artista plástica Pitanga em parceria com a nossa escola, EB de
Alenquer, deu cor e movimento às paredes da nossa escola com um Mural
Participativo intitulado-Corrente de Vida.
A dinâmica de todo este processo integrou os seguintes passos:
-Visita à escola para apresentação da artista Pitanga e do projeto aos
alunos e professores (em sala de aula). Na sequência deste encontro, surgiu
a proposta da artista de haver uma colaboração/interação ativa de toda a
comunidade escolar neste projeto, através de sugestões de temas, ideias e
desenhos.
A ideia foi logo aceite por todos os envolvidos.
Para dar resposta a este desafio, após a sugestão de algumas temáticas,
foram escolhidos, dada a sua pertinência e atualidade, os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável, já que permitem uma abordagem transversal
em áreas como Cidadania e Desenvolvimento, Oferta Complementar e
Estudo do Meio.
Durante algumas semanas, os ODS foram explorados e trabalhados pelas
diferentes turmas da EB de Alenquer.
Por fim, foi escolhido o Objetivo 6 “Garantir a disponibilidade e a gestão
sustentável da água potável e do saneamento para todos”. A escolha do tema
que serviria de mote para os alunos fazerem as suas propostas.
O rio de Alenquer, devido à proximidade física da nossa escola, e a relação
direta com esta temática também não poderia ser ignorado neste projeto.
Posteriormente, estes desenhos, temas e histórias, foram remetidos para a
artista que os integrou na sua proposta de intervenção na pintura das
paredes (‘lâminas’) dentro da escola, na pintura do muro (apontamento) junto
da estrada.
Após a conclusão deste conjunto de murais, os alunos serão novamente
desafiados a escrever novas histórias sobre as figuras que a artista pintou.
Em articulação com outros agentes da comunidade, com o desperdício da
intervenção (latas de spray vazias), foi lançado o desafio da construção de
instrumentos musicais (talvez uma ação a desenvolver com a própria
Filarmónica, que se localiza nas imediações).
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos entre os 6 e os 10 anos.
Os alunos inicialmente foram convidados a escolher o tema que iria dar o
mote aos Murais da Artista Plástica Pitanga.
Numa segunda fase do trabalho, já com o tema das ODS escolhidas como
base de trabalho, e em concreto a ODS 6 “Garantir a disponibilidade e a
gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”, surgiram
os debates de ideias em que todos participaram ativamente.
Posteriormente foi a vez de se expressarem sobre o assunto recorrendo à
forma pictórica, não esquecendo nunca o Rio de Alenquer, elemento do seu
quotidiano, assim como todo ecossistema envolvente.