Escola EB1 António Vitorino (Marinha Grande)
Parceiros:
Junta de freguesia de Vieira de Leiria e que ofereceu as tintas.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Floresta autóctone (pinheiros e cogumelos) e Montado (raposas).
Qual a razão da escolha desta imagem?
Por ter sido o desenho mais votado pelos alunos.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Etapas do trabalho "Muros com vida":
1.º - sensibilização dos alunos, em contexto de sala de aula, para os vários ecossistemas existentes em Portugal;
2.º - os alunos foram desafiados a fazer um desenho sobre um dos ecossistema;
3.º - por votação, cada turma elegeu os dois desenhos que mais gostaram;
4.º - mais uma vez, por votação, todos os alunos votaram nos 16 melhores desenhos;
5.º - pintura da parede de branco pelos encarregados de educação;
6.º - passar o desenho para a parede com a colaboração dos alunos mais velhos (4.º ano);
7.º - pintura do desenho com tintas, por todos os alunos da escola, com a ajuda e orientação das professoras.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todos os alunos foram envolvidos desde o início ao fim deste projeto (6 aos 10 anos de idade): aula de sensibilização sobre os ecossistemas, adaptada ao ano de escolaridade, elaboração dos desenhos, votação, passar o desenho para a parede e a respetiva pintura.