Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara (Mangualde)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Projeto Cultural de Escola.
Câmara Municipal de Mangualde.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura estão presentes vários ecossistemas, por considerarmos que cada um deles não existe por si só mas sim, em interação uns com os outros.
A Terra em si é um ecossistema (biosfera), no qual existem outros ecossistemas, evidenciados no mural: o mar, com elementos como, peixes, golfinhos, algas, entre outros, uma horta (biológica), com os elementos solo, legumes, composto e outros, paisagens naturais, com elementos como, animais, floresta, montanha, vento, fungos e outros.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida pretendendo chamar a atenção para a importância da gestão sustentável dos recursos, para consequente preservação do meio ambiente, valorizando as energias renováveis e a separação diferenciada de resíduos.
Existe um elemento central, a ampulheta, que uma criança segura no seu regaço e que simboliza a urgência que existe em reverter os erros cometidos até ao momento e que, sendo o Mundo a nossa casa, é necessário empreender boas práticas, algumas das quais já poderão ser tardias, na sua proteção.

Inicialmente reunimos os membros do clube e realizámos um brain storm, para nos situarmos no tema "murais com vida" e para escolha do espaço e parede, dentro do recinto escolar, onde se iria implementar o projeto.
A parede escolhida situa-se junto à cantina, num espaço bastante visível do recinto escolar, com cerca de 12 metros de comprimento e 2 metros de altura (o que se constata nas fotografias).
De seguida os diferentes membros foram divididos em grupos, cada qual encarregue de diferentes temas do painel. Todos os diferentes grupos possuíam elementos comuns, que teriam que integrar no seu projeto, nomeadamente, as 3 linhas curvas correspondentes às 3 principais cores dos ecopontos (azul, verde e amarelo), as borboletas, as montanhas e os balões de ar.
Numa 1ª fase, a composição do desenho foi de desenho linear, numa segunda fase introduziu-se a cor, tendo sempre em atenção a continuidade dos vários projetos, de modo a que todo o desenho resultasse num só, tanto em termos de formas e elementos, como a nível cromático.
No que respeita às técnicas (materiais riscadores), foram utilizados marcadores, lápis de cera e lápis de cor.
Antes da concretizarmos o projeto na parede, esta teve que ser lavada.
Concluída a maqueta, constituída por 5 painéis ( 5 folhas A3), procedeu-se à sua projeção na parede para nela se delinearem os contornos e determinou-se que tintas/pincéis e em que quantidades seriam necessárias para desenvolver o projeto.
A pintura do mural foi iniciada em abril, todas as tardes de 4ª feira, coincidindo com as sessões do clube eco-escolas, havendo necessidade de prolongar o horário previamente estabelecido. Certos dias, ficámos na escola até às 19.30h.
Esta dinâmica de trabalho prolongou-se por um mês e meio.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos está compreendida entre os 10 e os 15 anos.
Inicialmente foi-lhes dado a conhecer o desafio e desde logo relevaram bastante entusiasmo.
A criatividade e a capacidade de processo de trabalho dos alunos foi de excelência desde o início, o que facilitou o trabalho dos professores, enquanto orientadores.