Escola EB1 de Palheira (Coimbra)
Parceiros:
União de Freguesias de Assafarge e Antanhol
Milvoz - Associação de Proteção e Conservação da Natureza
Natureza e Património de Assafarge
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema terrestre envolvente à escola: flora e fauna.
As papoilas, giestas e tojos (flora) e raposa, ouriço-cacheiro, borboletas, joaninhas, abelhas (fauna)
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha dos desenhos pretendia apresentar um muro colorido e também fazer a sensibilização e alerta, no sentido de se preservarem as plantas silvestres e a importância das mesmas para a polinização dos insetos, bem como, o cuidado com os animais, nomeadamente o ouriço e a raposa, nos atropelamentos nas estradas.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto foi apresentado aos alunos e foram realizadas as pesquisas junto dos mais velhos. Fez-se um convite às associações Milvoz - Associação de Proteção e Conservação da Natureza e
Natureza e Património de Assafarge que apresentaram aos alunos a flora e a fauna que existe e é circundante à escola. Posteriormente, debateu-se o tema na sala de aula, fizeram-se alguns esboços em papel e depois iniciou-se o trabalho no mural.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos varia entre os 6 e os 10 anos de idade (1.º Ciclo) e os alunos estiveram envolvidos desde a apresentação do projeto, passando pelas pesquisas, a conversa com os representantes das associações até aos esboços e pinturas no muro.