Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Luís Madureira (Amadora)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Vista frontal do muro recriado pelos alunos que contém os seis animais com a moldura feita com a pintura das mãos dos intervenientes do projeto.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Santa Casa da Misericórdia da Amadora foi a entidade que fez parceria connosco pois somos parte integrante desta instituição e os alunos poderão apresentar as suas obras de arte à comunidade escolar na festa de final de ano e promover um encontro com os utentes do lar da instituição para apresentarem os seus trabalhos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os alunos escolheram alguns ecossistemas, nomeadamente: floresta, oceanos e rios, atmosfera e deserto polar para estudarem os problemas existentes nos mesmos e o papel do Homem na destruição dos mesmos. Além disso, para cada ecossistema foram escolhidos animais ameaçados para entenderem as causas dessa ameaça e sensibilizar a comunidade escolar e da instituição para essas questões.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As imagens escolhidas foram as dos seis animais escolhidos pelos alunos para desenharem nos muros. Para cada animal temos partes coloridas, partes a preto e branco (morte de estruturas vitais dos animais e partes com resíduos ("lixo") que completam as figuras, chamando a atenção para a destruição dos habitats.

- Trabalho de pesquisa sobre a vida e obra do artista: "Bordalo II" (8.º ano);
- Apresentação dos trabalhos aos alunos do 2.º ano e realização de jogos (8.º ano);
- Trabalho de pesquisa sobre os ecossistemas e o que os altera: poluição, alterações climáticas, incêndios, desflorestação e pesca abusiva (8.º ano);
- Trabalho de pesquisa sobre os animais ameaçados e seleção de seis animais para trabalharmos no projeto, nomeadamente: Urso polar; Águia; Coala; Tartaruga; Panda e Lontra dos rios (2.º ano);
- Projeto: "Pintura, em papel, das espécies escolhidas" tendo em conta as três partes referidas anteriormente (8.º ano);
- Seleção dos projetos (um de cada animal) para serem pintados nos muros (2.º ano);
- Desenho, pintura e colocação dos resíduos de cada um dos animais nos muros da escola (2.º e 8.º anos) - em realização;
- Realização dos posters de acompanhamento de cada uma das obras (8.º ano) - em realização.
As dinâmicas encontradas foram muito interessantes pois permitiram aos alunos dos segundos anos se deslocarem para as salas dos oitavos anos, promovendo atividades interciclos. Além disso, cria nos alunos mais velhos um sentido de interajuda, responsabilização na interação com os mais pequenos e desenvolver o seu espírito cuidador.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Este projeto teve a envolvência dos 44 alunos dos oitavos anos (8.º A e 8.º B) com 13/14 anos e dos 48 alunos dos segundos anos (2.º A e 2.º B) com 7/8 anos. A forma como se envolveram já foi descrita anteriormente.