Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Bichos, bichinhos, plantas e plantinhas.... a biodiversidade do nosso jardim.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Torres Vedras
Junta de Freguesia do Ramalhal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema presente na pintura é o que as crianças têm possibilidade de observar nos espaços exteriores que circundam o Jardim de Infância: plantas e flores silvestres, árvores, insetos, pássaros, caracóis, pequenos repteis.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Valorizar o meio envolvente, respeitar a natureza que nos cerca, ultrapassar medos e repugnâncias, despertar o interesse por observar e saber mais.

Observar as espécies que existem nos espaços onde brincam;
Pesquisar para aprender a identificar;
Combinar quem quer pintar o quê;
Pintar o muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades foram as compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a participação foi acontecendo de acordo com a motivação das crianças e as propostas que iam fazendo: "Eu quero pintar uma árvore", "quero pintar uma flor", "eu pinto uma borboleta" ...