Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

mural

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Beja e EMAS

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terreste- animais terrestres e vegetação

Qual a razão da escolha desta imagem?
Sendo um dos grandes objetivos do projeto Eco Escolas Mário Beirão o tentar aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade na comunidade escolar foi consensual o aceitar este desafio e trabalhá-lo de forma transversal em todos os ciclos da Escola.
Assim, no 1º ciclo os alunos na oficina de artes das AECS, tiveram uma pequena abordagem ao tema após o que cada um dos alunos desenhou o seu lince. A construção do lince foi com pasta de papel e para preencher o fundo utilizaram-se os vários linces, colados com UHU, aproveitando a imaginação e a criatividade de cada criança, reforçando a necessidade de termos uma missão em comum “proteger o que está em perigo”.
Os alunos do 2º ciclo, inicialmente exploraram na disciplina de ciências naturais o tema da biodiversidade, estimulando o desenvolvimento da sua literacia ambiental e do desenvolvimento sustentável. Pesquisaram os animais endémicos portugueses e em particular os da nossa região tendo o lince ibérico despertado desde logo a sua atenção especial. Criaram um bilhete de identidade do animal, com recurso à disciplina de TIC.
Este trabalho teve uma forte integração curricular e a motivação dos alunos foi um fator bastante positivo a assinalar.
Os alunos foram desafiados, após estudarem para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais e até locais, a dar asas à sua imaginação e a criaram esboços para pintar numa parede do ginásio da Escola Mário Beirão.
Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos com a ajuda preciosa do artista plástico Tiago Hacke lançaram mãos à obra e eis que surgiu um mural espetacular sobre a biodiversidade terrestre e desta forma a temática da sustentabilidade foi alargada para fora da sala de aula e até em casa foi debatido o tema com o auxílio dos seus encarregados de educação.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
1º ciclo - 7 anos até ao 9º ano - 15 anos