Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Regadas (Fafe)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Que bonito ficou o nosso Mural.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A EB de regadas aderiu ao Projeto da ABAE - Muros com Vida, para isso contou com as seguintes parcerias: Município de Fafe; Junta de Freguesia; Representantes dos Encarregados de educação.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema retratado no nosso projeto "Muros com Vida" é um local da nossa Freguesia/Regadas, que se chama "Ilha dos Amores" Neste ecossistema identificamos várias espécies animais que existem na ilha, bem como no rio que segue e atravessa a freguesia. A flora da ilha retratada no mural.: flores típicas da região; árvores de grande porte e ervas. A fauna retratada: coelhos e trutas no rio.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os professores titulares de turma questionaram os alunos se queriam aderir ao Projeto "Muros com Vida" explicando do que se tratava e no que poderíamos fazer. Relembrou-se o conceito de ecossistema, de fauna e de flora. Entusiasmados os alunos foram dando ideias e teve mais votos o mural sobre a nossa Ilha dos Amores, um local muito bonito, muito aprazível e digno de ser visto.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
1ª fase
Os alunos visitaram com os pais a ilha dos amores;
2ª fase
durante as aulas reproduziram a ilha num desenho
3ª fase
Pintura do mural com ajuda dos professores e de alguns encarregados de educação.
houve sempre um trabalho colaborativo entre os pares e os adultos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos varia entre os 6 e os 10 anos.