Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB de S. Clemente (Fafe)

Fotografias do processo/pintura:

Diferentes fases da pintura.

Totalidade da pintura:

Pintura completa.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- Câmara Municipal de Fafe;
- Junta de Freguesia de Antime/São Clemente.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistemas aquáticos: rio
Ecossistemas terrestres: floresta

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida com o objetivo de consciencializar os alunos e toda a comunidade educativa para a preservação dos ecossistemas uma vez que são muito importantes para a vida humana.

Após o diálogo com os alunos sobre a importância de proteger os ecossistemas, todos os alunos desenharam e pintaram numa folha branca um desenho relacionado com o tema dialogado. Posteriormente foram escolhidos os melhores desenhos e a partir desses, elaborado o desenho final. Depois de escolher o muro onde iria ficar o desenho, passou-se à pintura total do mesmo com tinta branca. Por fim, e por fases, foi desenhada e pintada a pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do 1º ciclo com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. Os alunos participaram em todo o processo de pintura com muito empenho e motivação.