Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Jardim de Infância de Carvalho (Ovar)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros que contam histórias... Este foi o tema dado pelas crianças.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Ovar

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Terrestre: animais, plantas, germinação
Aéreos: vento, chuva, transporte de sementes
Aquático: ciclo da água

Qual a razão da escolha desta imagem?
A nossa pintura está dividida em 4 partes. Temos vindo a trabalhar a história da " Floresta d´água" desde o dia da água e a chegada da primavera. Surgiu a ideia de pintar nos muros a história adaptada pelas crianças. Planificaram o que queriam fazer e como. Fizemos um projeto no papel e pintamos os muros.

O método de trabalho utilizado foi: Metodologia de projeto.
Partindo dos interesses das crianças, que surgem da curiosidade de perceber a história, " Floresta d´água" planificamos o que queríamos pintar, como, onde e quando. Elaboramos um projeto em que todas as crianças participaram. De seguida iniciamos a pintura e finalizamos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidas todas as crianças do grupo, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Dependendo do grau de complexidade do desenho ou da pintura, foram escolhidas as crianças para ir desempenhando tarefas consoante aquilo que eram capazes de fazer.