Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária Garcia de Orta (Porto)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura completa do muro da escola.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A concretização do trabalho foi efetuada com a colaboração da Câmara Municipal do Porto (que faz parte do Conselho Eco-Escolas da Escola Secundária Garcia de Orta) e a Ágora, com a participação da artista plástica Rafi die Erste.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido foi um ecossistema aquático, dada a proximidade da Escola ao oceano. No trabalho realizado estão representados vários elementos deste ecossistema, tendo sido dado grande destaque aos seres vivos e as suas interações. Foi dado destaque a seres vivos em risco de extinção, como as estrelas do mar.

Qual a razão da escolha desta imagem?

Inicialmente os alunos participaram num workshop com a artista plástica que colaborou neste projeto. Neste workshop, os alunos apresentaram as suas ideias e esboços do projeto, e elaboraram o projeto final.
Posteriormente, foi dado início aos trabalhos de pintura, os quais decorreram ao longo de cerca de uma semana.
O muro escolhido para as pinturas foi o muro exterior da Escola junto ao portão principal.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos eram oriundos de diversas turmas e níveis de escolaridade. Participaram no projeto de pintura do muro um aluno de 9.º ano, um aluno de 11.º ano e três alunos do 12.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos.
Relativamente à forma de envolvimento dos alunos, dado o interesse do tema e o perfil de um dos alunos da turma de 9.º ano, foi abordado este aluno, o qual convidou alguns elementos participantes, tendo um dos aluno se voluntariado para participar.