Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Resultado final deste ano letivo 2022-2023

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Como Parceiros tivemos o Poder Local, nomeadamente o Município de Felgueiras e a União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure.
Foram colaborantes na limpeza e primeira pintura base (branco) e nos materiais (tintas e pincéis), como habitual nos anos transatos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os ecossistemas representados são o animal e o vegetal .
Os Elementos desses ecossistemas presentes são:
- vegetais : as heras
- animais: borboletas, abelhas, libélulas, joaninhas e caracóis.
e como grande energia natural, o Sol.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O tema deste ano da nossa turma (4º ano) e também de todos os nossos trabalhos é a biodiversidade.

Inicialmente as temáticas foram desenvolvidas em contexto de sala de aula na disciplina de Estudo do Meio, depois os alunos passaram para a construção do desenho / ilustração que gostariam nos muros. Procederam depois a votação selecionando o mais votado.
Foram solicitados os materiais necessários às nossas parcerias e aguardamos.
Na semana de comemoração do Dia Mundial do Ambiente e da Eco escola, tal como acordado com o Município em Conselho Eco- escolas, procedeu-se à sua realização. Inicialmente com o desenho base em grande escala e logo depois com a pintura do Muro com os alunos da turma nos dias da semana planeados.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades dos alunos são entre os 9 e os 10 anos, sendo alunos da turma do 4º ano de escolaridade. Foram envolvidos inicialmente em contexto do Conselho Eco Escolas e posteriormente ao longo do ano letivo nas diversas atividades desenvolvidas, tanto na sala de aula como na própria escola.