Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado (Lourinhã)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Plano aproximado

Parceiros:
Câmara Municipal da Lourinhã

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mar em ligação com as dunas.
Animais marinhos (sardinhas e carapaus), algas, borrelho-de-coleira-interrompida, plantas dunares (feno-das-areias e narciso-das-areias).

Qual a razão da escolha desta imagem?
A figura humana no centro da obra, que representando cada um de nós, encontra-se em perfeita sintonia com o borrelho, e funde-se através dos cabelos com as ondas do mar, onde algas e estrelas-do-mar coabitam harmoniosamente com sardinhas e carapaus, as principais espécies que contribuem para a economia da nossa costa. Na prancha de surf estão representadas algumas das espécies presentes nas dunas: feno-das-areias, narciso-das-areias, bem como borboletas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Em sala de aula, os alunos exploraram e debateram temas relacionados com a sustentabilidade e, participaram ativamente numa palestra orientada pela professora de Biologia e Geologia, Elisabete Marques, sobre a biodiversidade existente no local onde pretendiam intervir, a praia do Areal e Areia Branca, onde existe a única duna do concelho da Lourinhã.
Os projetos desenvolveram-se de forma bastante diversificada, com o propósito de contemplar a fauna e a flora da área em questão, da linha das dunas até à linha do mar.
Algumas propostas contemplavam a representação de uma figura humana, defendendo que esta tem um papel fundamental em todo este habitat. Se o Homem não souber preservar, se não existir um equilíbrio entre Ele e a Natureza, toda a biodiversidade ficará comprometida.
Tendo por base esta decisão, foi selecionado o projeto patente no muro, o qual sofreu alterações de forma a contemplar algumas das ideias patentes noutros trabalhos.
Os alunos, conscientes do seu papel e da importância do tema, concluiram o projeto orgulhosos pela qualidade da intervenção artísitica e pelo poder da mensagem na mudança de mentalidades.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O concurso "Muros com Vida", integrado no projeto Eco-Escolas e proposto pela coordenadora à turma de artes do 11.º ano da escola, com uma média de idades de 16 anos, foi acolhido com a vontade de intervir artisticamente no concelho, contribuíndo para a requalificação de espaços públicos e urbanos, vincando uma maior consciencialização do papel de cada um na presevação da biodiversidade local, a par do impacto que a arte tem na sociedade.