Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro pintado no exterior, num caminho em frente à escola, representativo de um ecossistema marinho.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Braga

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ambiente escolhido pelos alunos foi o ecossistema marinho constituído por algas, peixes, uma medusa, um golfinho e um cavalo-marinho.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão desta escolha foi uma maior sensibilização dos alunos para a problemática da preservação dos oceanos, dado que já tinham participado no projeto “O mar começa aqui” e, neste caso, reforçar o alerta para a preservação dos ecossistemas marinhos, realçando a beleza, riqueza e importância da vida marinha no planeta Terra, utilizando a arte de rua como ferramenta educativa de sensibilização e educação ambiental.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos pesquisaram fotografias de ecossistemas marinhos e elaboraram nas aulas de Educação Visual desenhos alusivos à vida marinha. Foi feita a seleção do desenho mais criativo e mais adequado ao tema/espaço, tendo sofrido ligeiras alterações. O mesmo foi reproduzido a giz no muro em frente à escola, espaço público onde no ano transato foi feita a primeira pintura. Os alunos, orientados pela coordenadora do projeto, professora Sara Ribeiro, com a participação de alunos e alguns professores do Conselho Eco-Escolas, pintaram o desenho com tintas aquosas fornecidas pela Câmara Municipal de Braga.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos da turma (6ºB), autores dos desenhos, têm idades compreendidas entre 11 e 12 anos. Os alunos aderiram à atividade com entusiasmo e elaboraram os desenhos relativos ao ecossistema marinho, nas aulas de Educação Visual, com empenho e criatividade. A pintura no muro exterior à escola foi realizada por alunos das turmas do 7.ºA e 9.ºA, com idades compreendidas entre 12 e 14 anos.