Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Representação da biodiversidade da ribeira encontrada e identificada na atividade de campo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com a autarquia no fornecimento das tintas para a atividade

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Representado o ecossistema estudado na ribeira junto à nossa escola. As libelinhas e borboletas encontradas e representadas no nosso muro, são indicadores de um ecossistema saudável e ainda preservado do efeito da poluição.
O encontro e recolha de girinos e de larvas de libelinhas, revelou um meio aquático ainda propício e favorável à manutenção deste ecossistema, justificando a quantidade de libelinhas, especialmente azuis, que encontramos voando e pousando nas esguias e longas folhas dos lírios do rio.
A presença do pato-real que pousou exatamente na altura em que lá estávamos, e que ali ficou vigiando-nos pelo meio da vegetação, bem como do sapinho que saltou das pedras para a margem e se escondeu na folhagem, permitiu concluir que a sua presença é reveladora de que o ecossistema da nossa ribeira se mantém bem vivo, saudável e em perfeito equilíbrio no que respeita às espécies identificadas

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem resultou exatamente pelo facto de representar uma atividade realizada pelos alunos e o resultado do seu trabalho

O trabalho foi realizado por todos os alunos da escola, pelo que houve necessidade de se planificar a atividade por fases e em grupos de forma que iodos pudessem participar.
Pintura da base de trabalho foi realizada em diferentes momentos por pequenos grupos de alunos que do Jardim quer da Turma 1 (1.º e 2.º) bem como os retoques finais; a ilustração e pintura dos elementos foi realizada pelos alunos da Turma 2 (3.º e 4.º) a partir dos registos por eles efetuados na atividade de campo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Crianças do Jardim (3 aos 5 anos) e alunos do 1.º e 2.º Ano fizeram caminhada até à ribeira, com uma aula ao ar livre. Escutaram, observaram, identificaram e recolheram algumas amostras de plantas, sementes e outras elementos da natureza que encontraram e lhes despertou interesse, depois utilizados na sala.
Os alunos do 3.º e 4.º Ano, depois de explorada e programada na sala de aula, realizaram a atividade de campo (aula ao ar livre) para estudar a biodiversidade da ribeira, procurar e identificar possíveis ecossistemas.