Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura concluída do ecossistema marinho.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Felgueiras - Forneceu tintas
Junta de Freguesia de Pombeiro - Forneceu tintas e colaborou na limpeza do muro
Associação de Pais e Encarregados de Educação - Forneceu tintas, pincéis e luvas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema marinho.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O projeto Muros com Vida foi realizado no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas na Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela.
Numa primeira fase, em reunião do Conselho Eco-Escolas, ficou definido que a escola iria participar nesta atividade e que a Câmara Municipal de Felgueiras, a Junta de Freguesia e a Associação de Pais e Encarregados de Educação iriam apoiar no fornecimento de materiais e limpeza do muro.
Em seguida foi decidido pelos alunos que o local a pintar seria junto à caixa de areia existente na escola, e que o ecossistema escolhido seria marinho, por forma a estabelecer uma relação entre a caixa de areia e o mar.

Os alunos/turma dialogaram/discutiram sobre a biodiversidade de um habitat marinho, fizeram algumas pesquisas e os alunos do 4º ano apresentaram os diferentes desenhos do projeto a concurso.
Depois de ocorrida a seleção do desenho por parte dos alunos, foi colocar mãos-à-obra, desenhar e pintar o espaço selecionado, ainda houve tempo para acrescentar alguns elementos ao projeto inicial, nomeadamente algumas algas e um cavalo marinho!
Para esta tarefas contribuíram os alunos dos diferentes níveis de ensino, docentes, pessoal não docente, Pais e Encarregados de Educação.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos está compreendida entre os 3 anos e os 11 anos de idade.
Os alunos do 4º ano promoveram e realizaram o desenho. Os restantes alunos em conjunto com alguns Pais e Encarregados de Educação, colaboraram com os alunos do 4º ano na realização das pinturas no dia Eco-Escolas.