Escola EB Mosteiro (Guimarães)
Parceiros:
Câmara Municipal de Guimarães / Laboratório da Paisagem
Junta de Freguesia
Associação de Pais
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A imagem representa uma floresta e algumas espécies de animais em vias de extinção (lince ibérico, águia real, tartaruga, urso, leão marinho, leão, tigre branco, pantera, baleia, coala, morcego,….).
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem é uma compilação de vários trabalhos elaborados pelas crianças.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O desafio foi lançado a todas as turmas através dos representantes no conselho Eco-Escolas.
O objetivo foi trabalhar o tema em todas as turmas, em contexto da sala de aula, e posteriormente envolver as crianças e as famílias.
Decidiu-se o espaço a ser pintado e optamos pelo muro junto da entrada da escola, porque queríamos envolver toda a comunidade educativa e divulgar o trabalho final.
Com o apoio da Associação de Pais preparamos o espaço (lavar o muro e pintar com uma base).
Os desenhos foram feitos em casa com apoio dos familiares.
Fez-se uma exposição em cada sala e as docentes votaram nos 3 melhores de cada turma.
Com a colaboração de uma assistente operacional produziu-se uma montagem dos trabalhos selecionados.
Começamos a pintar o muro com um esboço do trabalho, mas as condições meteorológicas adiaram a pintura…
A pintura com as crianças começou a ser efetuada no dia 12/06/2023 e ainda faltam pintar alguns animais, mas já se vê que será uma BELA ENTRADA NA ESCOLA E NA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA!
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O trabalho envolve crianças dos 5 aos 10 anos de idade.