Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografia panorâmica da totalidade da pintura.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As pradarias marinhas enquanto cruciais ecossistemas nas estratégias de combate à crise climática e um dos mais importantes sumidos de carbono azul. As pradarias são também hotspots de biodiversidade marinha, incluindo espécies protegidas. Ora, nada mais rico em termos de imagens (algas, plantas, peixes, etc) para explorar em termos artísticos.
Pesquisa atrás de pesquisa, imagens atrás de imagem, decidiu-se que a parede escolhida faria um percurso do estuário do Sado à Arrábida (Reserva Natural do Estuário do Sado).

Qual a razão da escolha desta imagem?
(i) o edifício escolar ter as cores azul e branco; (ii) a dimensão da parede (22 metros por um metro); (iii) a proximidade do estuário do Sado; (iii) o facto de existirem nas turmas participantes alunos(as) que residem na Comporta, sendo que existe um importante trabalho feito pela primeira cooperativa portuguesa dedicada à proteção do oceano - a Ocean Alive - que envolve as mulheres da comunidade piscatória dessa zona - as Guardiãs do Mar.

Para além da documentação organizada nos separadores das classrooms das duas turmas, os alunos efetuaram pesquisas e pequenos trabalhos. A turma 6.ºA realizou ainda uma Visita de Estudo ao Oceanário de Lisboa, com maior enfoque na exposição temporária “Florestas Submersas” de Takashi Amano.
Utilizou-se como fonte de pesquisa o site Vida Marinha: https://arrabidaparquemarinho.ualg.pt/vida-marinha. A partir da exploração do site atrás referido, cada aluno escolhia uma planta/alga e um animal.
Depois de conhecerem os habitats escolhidos, os alunos começaram a desenhar, não esquecendo os conteúdos a desenvolver nas áreas curriculares de Educação Visual e Criarte, especificamente o volume, as texturas, a luz/sombra. Uma regra importante era a obrigação que todos os elementos desenhados dentro da barra azul fossem pintados de tons de azul e branco, e apenas o que ficasse fora da barra teria outras cores.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A média de idades das turmas (6.ºA e 6.ºB) ronda os 12 anos e foi extremamente fácil envolver os alunos, visto que a pintura mural é, como eles dizem, “muito satisfatória”.
Os alunos foram envolvidos, numa primeira fase, através do apelo à preservação das pradarias e dos documentos multimédia explorados.
A temática fazer parte da história da terra onde vivem.