Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Profissional de Felgueiras (Felgueiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com Câmara Municipal de Felgueiras.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os elementos que constam neste mural são a floresta no seu todo. O que vai para além das árvores.
A Floresta como a Rainha dos Ecossistemas terrestres é a escolha do projeto Muros com Vida da Escola Profissional de Felgueiras. Pretende-se homenagear a Floresta a partir da Valorização do seu sistema vivo que integra conjuntos de subsistemas que compõem uma malha de espécies animais e vegetais que trabalham para um todo, formando uma Biodiversidade. Os seus pontos de mais e menos luz. É a mancha de espécies arbóreas na sua diversidade e comunhão. É a sua dimensão cromática e explosão de formas e matizes diferentes.
A razão da escolha desta imagem prende-se com a necessidade de homenagear a floresta que tem sido para a escola profissional de felgueiras um elemento comum de preocupação e dedicação, em muitas das suas atividades culturais, ao longo dos anos da sua existência.
A imagem contempla também algumas espécies em vias de extinção como: a cabra montês, o morcego e o lince Ibérico.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta iniciativa é acompanhada da Comemoração do dia da Árvore 21 de Março que tem tradição na nossa Escola.
Da preservação dos valores naturais, ao abrigo de múltiplas espécies de fauna e flora, as florestas são verdadeiras reservas de biodiversidade. Apesar da sua importância, a maioria das áreas identificadas como zonas de interesse comunitário encontra-se em estado inadequado de conservação.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A importância da Floresta para a preservação dos recursos hídricos subterrâneos é também globalmente reconhecida, já que eles contribuem para gerar benefícios sociais, económicos e ambientais, e torna-se ainda mais evidente no atual contexto de adaptação às alterações climáticas. Indispensáveis ao uso doméstico, agrícola, industrial e geotérmico. As águas subterrâneas têm uma função reguladora da disponibilidade de água doce entre as estações do ano e também uma função estabilizadora da temperatura, do fluxo disponível e da qualidade da água.
Foi com base nestes conceitos que foi lançado o desafio aos alunos de design, para criarem e representarem esta biodiversidade, num mural que perpetuará a floresta.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A realização desta atividade, em articulação com os alunos sobretudo do curso de design (alunos com idades entre 15 e 17anos), implicou os vários passos da pintura do mural com vida, que culminará no início do mês de Junho.